O que caracteriza um master franqueado?

0
19

Quando uma franquia planeja expandir a atuação em uma determinada região ou em outros países e precisa de suporte para realizar este processo de forma assertiva, uma solução pode estar na figura de um master franqueado.  Este profissional será responsável, na prática, por substituir o papel do franqueador comercializando novas unidades e oferecendo condições de atuação em um território específico. Mas o que caracteriza um master franqueado?

Conhecimento da região

O primeiro fator relevante deste perfil é o conhecimento da região. Para ter sucesso ao investir em qualquer tipo de negócio é preciso conhecer seu potencial de retorno, além da cultura e dos hábitos das pessoas daquela localidade. No entanto, no caso do master franqueado, o contrato geralmente prevê metas de abertura de unidades e a eficiência daquelas já existentes. A combinação destas caraterísticas conferem uma responsabilidade ainda maior sobre a escolha do território em que o master franqueado irá atuar.

Capacidade de investimento

Outro elemento crucial é a capacidade de investimento para abrir uma master franquia, pois uma das vantagens de o franqueador apostar neste modelo é contar com alguém que tenha maior fôlego financeiro do que um simples franqueado. A quantia investida deverá ser proporcional ao território assumido e será acordado o retorno ao franqueador de um percentual sobre as taxas recebidas pela concessão das subfranquias.

Experiência em franquias

Além disso, é necessário ter experiência no modelo de franquias e, se possível, no ramo de atuação em que a marca está inserida. Esse know-how facilita a operação a partir do conhecimento do sistema, dos direitos e deveres de todas as partes e da legislação vigente no setor de franchising. Permitirá, também, que saiba atender melhor às expectativas tanto do franqueador, quanto dos clientes.

Peça-chave

A união destes elementos que caracterizam um master franqueado contribui para um melhor planejamento estratégico deste tipo de investidor junto à franqueadora, acumulando mais experiência no território de atuação, oferecendo treinamento base para os franqueadores locais e se tornando ponto de suporte na região determinada.

COMPARTILHAR