Onde pesquisar sobre franchising?

0
3

Quem sonha em ter uma franquia precisa estudar bem o mercado e entender todas suas regras e nuances, já que ter um negócio próprio é uma das decisões mais importantes na vida de uma pessoa. No caso do franchising, seja por envolver um valor alto de investimento ou por demandar dedicação em tempo integral, essa decisão deve ser tomada com tranquilidade, segurança e embasamento.

Neste cenário, algumas fontes podem ajudar a nortear a busca pela rede de franquias ideal e, depois, orientar o franqueado a tocar sua operação no dia a dia. Selecionamos três fontes de informação para diferentes estágios de planejamento:

Estágio inicial

Quando o desejo e o interesse pelo setor de franquias começam a aparecer, o Portal do Franchising  é uma excelente fonte para buscar números sobre o setor e descobrir quais os segmentos que mais crescem.

Além disso, oferece acesso a todas as marcas disponíveis no mercado que fazem parte da  Associação Brasileira do Franchising (ABF) – um importante termômetro para medir a qualidade das redes.

Estágio intermediário

Depois de entender mais sobre o setor e como ele vem se comportando, é hora de buscar referências técnicas sobre a viabilidade de abrir e operar uma franquia. No site do SEBRAE há um amplo portfólio de informações importantes para quem está decidido a ingressar no mercado.

É possível verificar se as finanças pessoais suportam a franquia pretendida e, até, analisar a saúde econômico-financeira da rede de franquias em que se está interessado.

Estágio avançado

Após conhecer o mercado, avaliar os próprios recursos e como será possível aplicá-los em uma franquia, é preciso conhecer todas as nuances que fazem parte do dia a dia deste tipo de negócio.

Para isso, algumas perguntas devem ser levantadas. Como escolher ações de marketing para sua unidade franqueada que sejam integradas com a cultura da rede? Quais são as responsabilidades exclusivas dos franqueados? E das redes franqueadoras? Como saber se uma marca é desejada pelo público?

Para responder essas e outras questões que rondam todos os potenciais franqueados, o portal Franquias de Impacto oferece um portfólio amplo de análises e informações sobre gestão de franquias, marketing e vendas, cases de inspiração, entrevistas, tendências e conteúdos básicos para quem está começando a dar os primeiros passos no franchising.

COMPARTILHAR