10 dicas para ter sucesso como franqueado

0
436

Ter o próprio negócio é o sonho de muita gente, pois é uma promessa de trabalhar com autonomia e sem a figura do patrão. No entanto, empreender não é uma tarefa fácil, principalmente quando se inicia uma empresa do zero sem ter experiência de mercado. Por esta razão, o modelo de franquias chama atenção de quem está começando e quer uma oportunidade mais segura para investir. Mas como ter sucesso como franqueado?

Nada melhor do que aprender com quem já chegou lá. Donos de franquias como OdontoCompany, Espaçolaser, Casa X e L’Entrecôte de Paris destacaram as dez principais dicas para alcançar o sucesso com uma franquia:

1. Organização – Ao iniciar um negócio, muitas tarefas e responsabilidades que não eram rotina irão aparecer. Para lidar com essas mudanças, a organização é imprescindível, principalmente para controlar questões financeiras, agenda, infraestrutura e pessoal. “Caso contrário, tudo vira uma grande bola de neve e o trabalho acaba não sendo tão produtivo quanto o esperado”, afirma Fabíola Silvestre Bueno, proprietária da unidade Casa X Ipiranga, em São Paulo.

2. Formar uma equipe de confiançaDepois de aberta a franquia, é necessário saber delegar tarefas. Em qualquer ramo de atividade, o acúmulo de funções gera uma sobrecarga e, na posição de dono da franquia, é muito difícil dar conta de tudo sem ter ajuda. Contar com pessoas de confiança, que tenham autonomia para tomar decisões, é fundamental para dividir as responsabilidades com maior tranquilidade.

3. Acompanhar o negócio de perto – Mesmo com pessoas de confiança ao lado, é primordial estar atento ao que acontece na empresa. Não quer dizer que o dono terá de fazer tudo, mas acompanhar as operações de perto, principalmente nos primeiros meses de atuação, é aumentar as chances de que o empreendimento vai caminhar da forma esperada. Afinal, ter uma franquia não é sinônimo de negócio fácil e garantido.

4. Acreditar no plano de negócios da marca – Investir em uma determinada franquia é sinal de que se acredita no plano de negócios e na proposta da marca. Sugestões são sempre bem-vindas, mas mudar todo o planejamento pode ser uma demonstração de que o perfil do franqueado não se encaixa com a marca. “É comum alguns franqueados quererem sugerir mudanças por não atingirem as metas planejadas, mas às vezes não percebem que estão propondo uma transformação radical da marca, quando na verdade é necessário se envolver mais para conseguir os objetivos e ter o retorno desejado”, aponta João Paulo de Lima, um dos sócios em cinco unidades da OdontoCompany em São Paulo.

5. Buscar parcerias – Ampliar a rede de contatos e buscar parcerias traz solidez à empresa. Este tipo de iniciativa pode trazer novas oportunidades e ajudar a compreender as forças e as fraquezas da franquia, o que pode ser melhor executado com a ajuda de um parceiro. Assim é possível alcançar o sucesso de forma conjunta.

6. Ser apaixonado pelo negócio – Escolher a franquia levando em consideração aquilo que traz mais satisfação pessoal e profissional pode fazer toda a diferença. Ser apaixonado pelo negócio facilita a execução das tarefas, melhora o engajamento e motiva a alcançar objetivos sempre maiores. “Amar aquilo que se faz resulta em produtos e serviços de melhor qualidade, além da qualidade de vida. Poder acordar e ter prazer em ir trabalhar não tem preço”, afirma Rafael Dias, proprietário de nove unidades da Espaçolaser, no Rio de Janeiro.

7. Estar preparado para desafios – Ter uma franquia é também encontrar problemas. Engana-se quem acredita que este modelo está livre de trabalho e acompanhamento. Desafios fazem parte de qualquer atividade e é preciso estar preparado para superá-los.

8. Saber gerir e administrar empresas – Estar à frente de uma franquia requer conhecimentos técnicos para fazer o empreendimento decolar. É preciso saber administrar e controlar os fluxos internos para alcançar metas e os propósitos da franquia e alinhá-los com a gestão, envolvendo pessoas e criando sinergia do grupo. “É muito difícil um negócio ter sucesso sem uma base de formação técnica, inclusive em uma franquia”, diz Fernando Coelho, proprietário de uma unidade do restaurante L’Entrecôte de Paris, em Brasília.

 9. Ser curioso e aberto a novos conhecimentos – Ter abertura para novos conhecimentos expande os horizontes e aumenta as chances de sucesso. A curiosidade move qualquer empreendedor, e ajuda a buscar novas formas de fazer uma mesma coisa ou implementar processos que contribuam para a eficiência do trabalho.

10. Buscar melhorias constantemente – Há sempre algo a melhorar dentro de uma franquia, tanto na entrega do produto ou serviço, quanto na postura dos funcionários. Ser crítico e ter um olhar atento para estas possibilidades contribui para a qualidade do trabalho e o sucesso do negócio.

COMPARTILHAR