10 dicas para aumentar as vendas na sua franquia

0
227

Muitos empreendedores associam o aumento das vendas ao ajuste de preços, mas esta não é a única estratégia para atingir este objetivo. Existem várias ações que podem ser consideradas pelos franqueados para conseguir vender mais.

Confira 10 dicas para aumentar as suas vendas, com os maiores franqueados da Casa X, Espaçolaser, OdontoCompany e L’Entrecôte de Paris – franquias da holding SMZTO:

1. Não encarar as metas como o principal objetivo de venda – Ter objetivos e metas de vendas para cumprir é fundamental para uma empresa atingir os retornos financeiros planejados. No entanto, a cautela e a sensibilidade no momento da abordagem são importantes para não transparecer ao cliente o “desespero” em bater uma meta. “Muitas empresas focam tanto nas metas que acabam pecando no atendimento e não atendem às necessidades dos clientes. A venda pode até ocorrer de maneira forçada, mas com certeza não deixará boas impressões e vendas futuras serão mais difíceis de acontecer”, afirma Rafael Dias, proprietário de nove unidades da Espaçolaser, no Rio de Janeiro.

2. Envolver os funcionários e motivá-los a abordar o cliente da melhor maneira – A linha de frente de uma franquia está com os funcionários. Quem fica atrás do balcão deve ser uma pessoa da confiança do dono, e deve ser envolvida nos objetivos do negócio para que tenha a motivação necessária para abordar o cliente da melhor maneira. “O bom atendimento é um grande aliado para realizar as vendas. Treinamentos constantes são indispensáveis para manter um padrão de qualidade. Com isso as vendas acontecem naturalmente”, afirma Fernando Coelho, proprietário de uma unidade do restaurante L’Entrecôte de Paris, em Brasília.

3. Estar aberto aos feedbacks – Os retornos dos clientes sobre a satisfação com o negócio são valiosos para construir estratégias eficientes de vendas. Se algo deu certo, ótimo. Caso contrário, o feedback tem mais poder ainda para trazer à tona problemas a serem melhorados.

4. Investir na divulgação da empresa – A estratégia de divulgação da empresa está entre os principais pilares para atrair clientes e gerar vendas, e é importante saber escolher as ferramentas adequadas para fazer esta comunicação, de acordo com cada negócio. “O nosso principal meio de divulgação ainda é a rua, com pessoas fazendo abordagens e chamando a atenção do público. Mas é inegável a importância do ambiente digital bem aguçado para alcançar possíveis clientes mais distantes. Tudo depende da estratégia e do objetivo a ser alcançado”, aponta João Paulo de Lima, um dos sócios em cinco unidades da OdontoCompany em São Paulo.

5. Persistir diante de reação negativa – A persistência é importante diante de uma primeira reação negativa, pois o cliente muitas vezes necessita de demonstrações mais concretas para comprar o produto ou contratar o serviço. O empreendedor deve mostrar a qualidade do seu negócio e os benefícios a serem desfrutados pelos clientes para ganhar o tão desejado “sim” nas vendas.

6. Criar parcerias – Ter uma rede de parceiros que agreguem valor aos seus produtos está entre as estratégias de franqueadores para fidelizar clientes e ganhar mais competitividade no mercado. Entre estas parcerias importantes estão os fornecedores, que geralmente já são indicados pela própria franqueada, mas que dependem de um relacionamento no dia a dia para serem melhores aproveitados.

7. Entregar aquilo que promete – Não adianta fazer uma grande divulgação do negócio e, no momento da venda, o cliente pereber que o produto ou o serviço ofertado não condiz com a realidade. Para a venda acontecer e beneficiar ambos os lados, é preciso estar atento à maneira como o negócio foi divulgado e cumprir o prometido.

8. Explorar melhores formas de pagamento – Mesmo quando a qualidade do produto ou do serviço é alta e o valor a ser pago é justo na visão do cliente, o montante de pagamento pode se tornar um empecilho. Nestes casos, pode ser interessante explorar diferentes formas de pagamento e até parcelamentos para ajustar a venda ao orçamento do cliente, pois isso pode deixar o cliente mais confortável em fechar negócio.

9. Ter um produto/serviço de qualidade – A venda pode até ser por impulso, mas para fidelizar clientes e aumentar as vendas com o passar do tempo é necessário garantir que o seu produto ou serviço tenha qualidade.

10. Estar sintonizado com a concorrência – Saber o que os concorrentes estão fazendo para conquistar clientes é importante para planejar a própria estratégia. “Precisamos estar sempre atentos ao mercado e enxergar as oportunidades de negócios, inclusive brechas dos concorrentes, para nos difereciarmos”, diz Fabíola Silvestre Bueno, proprietária da unidade Casa X Ipiranga, em São Paulo.

COMPARTILHAR