Como resolver conflitos entre franqueados e franqueadores?

0
23

Lidar com pessoas é estar diante de situações desafiadoras para manter o bom relacionamento entre todos. No entanto, quando se trata de negócios, é inevitável que alguns desentendimentos ocorram no meio do caminho. Por isso, é importante saber o que ajuda a minimizar e evitar conflitos entre franqueados e franqueadores para não comprometer o desempenho e o sucesso da empresa.

Em uma relação de franquia, as divergências geralmente acontecem quando alguma expectativa é frustrada ou quando a realidade não condiz com a apresentação inicial do plano de negócios. A consultora Nara Silvério, dá algumas sugestões para as marcas e seus franqueados aplicarem no dia a dia e manterem o ambiente profissional mais harmonioso:

  • Ter uma comunicação próxima com a equipe envolvida no dia a dia da operação por meio de um consultor de campo;
  • Fazer um checklist de acompanhamento de pendências com prazo de retorno da franqueadora e do franqueado;
  • Manter canais de comunicação abertos com a diretoria;
  • Verificar constantemente se as expectativas correspondem à realidade dos negócios;
  • Acompanhar os resultados de vendas e as dificuldades encontradas pelo franqueado no ponto de venda;
  • Promover treinamento constante e desenvolvimento das equipes.

O ideal é a marca enraizar tais práticas no modelo de gestão desde o início das operações junto ao franqueado. Mas, caso o conflito já esteja estabelecido, a especialista aponta que realizar encontros periódicos e reuniões ou utilizar as associações de franqueados pode não ser a melhor estratégia para reduzir o problema. O que é mais indicado é uma conversa franca para ambas as partes apontarem o que está desalinhado e, a partir daí, entrarem em um consenso para a mudança na dinâmica dos processos.

Um detalhe importante que deve ser compreendido é que a operação de uma franquia é de interdependência entre o franqueado e o franqueador, ou seja, um depende do outro para o negócio prosperar sem desgastes na relação.

COMPARTILHAR