É possível ter qualidade de vida investindo em uma franquia?

0
113
imagem pai abraçando a filha - texto É possível ter qualidade de vida investindo em uma franquia?

O que é qualidade de vida para você? É ter horário fixo de trabalho para se programar melhor durante o dia ou ter flexibilidade para fazer outras atividades na hora que quiser? É poder aproveitar os fins de semana com a família e amigos? São diversas percepções que podem responder a esta pergunta, que cada vez mais é levada em consideração por interessados em investir no próprio negócio. Neste caso, o modelo de franquia tem ganhado destaque. Mas, é preciso ter consciência de que se tornar um franqueado não é sinônimo de pouco trabalho e vida mansa.

A gerente de operações da Casa X, rede de buffets da holding de franquias SMZTO, Vânia Borba, relata que, apesar de intenso, o ritmo de trabalho permite muita flexibilidade ao franqueado. “Alguns podem ir a pé para o trabalho, evitam estresse do trânsito, buscam os filhos na escola, vão para a academia, entre outros afazeres do dia”, diz. “O peso do estresse contínuo sai das costas por conta da maleabilidade nos horários, mesmo sendo uma franquia de festas que funciona durante toda a semana”, diz.

Foi justamente pensando em mudar o rumo profissional e ter mais tempo para as diversas tarefas diárias que a franqueadora Fabíola Bueno, de 42 anos, decidiu abrir uma unidade do buffet no bairro Ipiranga, em São Paulo. “Comecei a me interessar pelo modelo de franquias logo depois que engravidei. Quando a minha filha nasceu, decidi sair da empresa onde trabalhava na área administrativa”, conta. “Eu e meu marido cuidamos juntos do novo negócio. Conseguimos conciliar bem melhor a nossa rotina pessoal, sem deixar de acompanhar o desenvolvimento e o crescimento da empresa. O mais importante é saber delegar as tarefas”.

O caminho para a qualidade de vida depende das prioridades de cada pessoa e o que norteia seus momentos de alegria. Seja um workaholic ou alguém interessado em frear o ritmo de trabalho, algumas dicas podem ser interessantes para implementar e desfrutar de uma rotina menos estressante:

  • Tenha afinidade com o trabalho – escolher um ramo de atuação com o qual tenha familiaridade e prazer em atuar é fundamental para começar a melhorar a sua qualidade de vida.
  • Estabeleça uma rotina – um dos erros dos novos franqueados é não ter uma rotina para as tarefas diárias e acabar misturando o profissional com o pessoal. Quando se tem o próprio negócio é ainda mais importante estabelecer limites para se organizar melhor.
  • Saiba delegar tarefas – saber delegar as tarefas do negócio é necessário para não acumular e concentrar todas as funções em uma única pessoa, principalmente a franqueada. Para isso, é preciso ter pessoas de confiança no seu quadro de funcionários e fazer uma seleção criteriosa para não comprometer o sucesso dessa difícil missão.
  • Analise os modelos de franquia – para algumas pessoas, poder trabalhar no modelo de home office é um sinônimo de qualidade de vida. De fato será se os demais fatores mencionados forem considerados e houver disciplina neste processo. Outro fator a ser considerado é o período de funcionamento do negócio e como isso pode ser adaptável à sua rotina.
COMPARTILHAR