De funcionário a sócio de franquia: conheça esta história

0
3161
sócio de franquia - mulher em tratamento dentário OdontoCompany

Cirurgião dentista por formação, Renato Guimarães não tinha nenhuma experiência com setor de franquias. Foi quando começou a trabalhar para um dos franqueados da OdontoCompany, na função de avaliador, que passou a ter interesse pelo segmento. Como reflexo por seu bom trabalho, foi convidado a fazer parte da sociedade na unidade em que atuava, no bairro de Guaianases, em São Paulo. Não apenas aceitou, como faz planos para ampliar sua participação no mercado.

“Após o início da sociedade percebi que melhorei o meu desenvolvimento pessoal e minhas habilidades de liderança. Além disso, ampliei minha visão de empreendedorismo”, apontou Guimarães. Como franqueado ele uniu dois elementos fundamentais para alcançar o sucesso em uma franquia: ter espírito empreendedor e conhecer com profundidade o segmento antes de investir. Não se trata de uma regra, mas certamente atender a estes pré-requisitos contribui para uma melhor assertividade no negócio.

Para Renato Guimarães, a entrada no universo das franquias permitiu maior estabilidade e conforto financeiro pessoal. Mas esta conquista só foi possível por estar muito próximo das atividades do negócio, acompanhando todo o desenvolvimento dos processos. Mais ou menos como o velho ditado: o olho do dono é que engorda o gado. Atualmente, o sócio franqueado da unidade Guaianazes da OdontoCompany lidera uma equipe de 16 profissionais contratados e 25 dentistas. “Com esse desempenho pretendo abrir novas unidades da franquia nos próximos anos”, afirma.

Franquias em ascensão

Mesmo em um período de crise econômica, o investimento em franquias tem crescido por conta dos bons índices de desempenho apresentados. De acordo com levantamento realizado pela ABF (Associação Brasileira de Franchising), o faturamento do setor de franquias no primeiro semestre de 2017 alcançou 74,4 bilhões de reais, o que representa um aumento de 8% em comparação com o mesmo período do ano passado.

Os serviços odontológicos fazem parte do segmento de saúde, beleza e bem-estar. Este é o segundo setor mais representativo em faturamento no modelo de franquias, atrás apenas das atividades de alimentação. Em 2016, as franquias odontológicas faturaram 1,6 bilhão de reais, uma variação crescente de quase 11% em relação ao ano anterior.

COMPARTILHAR