Por que abrir uma franquia?

0
360

Os tempos são de crise” e “os indicadores econômicos do país são instáveis”. Várias vezes, em páginas de jornal, noticiários de TV e timelines das redes sociais, as aspas acima se fizeram um mantra, a justificar e até mesmo impedir muitos brasileiros, de qualquer lado do balcão, a empreender.

Diante dessa realidade, comum a todos os setores, investir no segmento de franquias tem se mostrado uma oportunidade a considerar com atenção. Segundo dados da Associação Brasileira de Franchising – ABF, em 2016, os negócios que seguem o modelo e franquias faturaram R$ 151,2 bilhões, com projeção de crescimento de entre 7% e 8% para este ano.

No período, mais de 1 milhão de novos postos de trabalho foram gerados, quase 10% do montante atual de desempregados. Para 2017, a ABF projeta que as contratações para atender ao setor terão crescimento superior a 3% sobre o número do ano anterior.

Há um número considerável de pontos positivos para empreender neste negócio. Listamos aqui cinco motivos para ser dono de uma franquia de sucesso.

 

Rápido e para todos

O setor de franquias é uma atividade de acesso relativamente fácil, operação padronizada e produtos e serviços voltados para atendimento a todos os tipos de público.

 

Risco mitigado

É bem variado o menu de empresas que disponibilizam ramos de negócio para serem franqueados, podendo o empreendedor analisar suas expectativas, seu poder de investimento e, assim, fazer sua escolha. Investimento e retorno são calculados, com suporte de equipe técnica especializada, o que garante previsibilidade e planejamento.

 

Experiência e renome no mercado

Construir uma marca e obter do consumidor o seu reconhecimento é um processo difícil e custoso. Nas franquias, essa etapa já está amadurecida. Há know-how e expertise já preestabelecidos em cada um dos ramos de atuação, o que alavanca o potencial de retorno sobre o valor investido e a obtenção de ganhos em um menor espaço de tempo

 

Suporte do franqueador

Para todos os que buscam uma franquia, dentre os inúmeros benefícios, está iniciar um negócio com diretrizes já estabelecidas, processos maturados e de eficácia comprovada. Além disso, o franqueador tem grande atenção com as atividades de sua rede, com visitas técnicas, treinamento, orientação e todo um sistema desenvolvido para garantir lucratividade com suporte de eficiente cadeia logística e reforço de marca.

 

Internacionalização

Ao adquirir uma franquia no Brasil você pode estar calçado pela experiência de uma empresa com reconhecimento internacional. Hoje, 138 franquias criadas no país atuam no exterior, com 12 redes já exportando produtos para 80 países, o que potencializa os níveis de retorno com a abertura de mercado, ganhos em marketing e níveis de consumo.

COMPARTILHAR