Avaliar ações de marketing é crucial para escolha de franquia

0
426

Ao decidir investir em uma franquia, começa a busca por um modelo de negócios testado, maduro e, principalmente, com uma marca forte no mercado. Para saber o que é necessário avaliar, a primeira dica é prestar atenção nas ações de marketing realizadas pela empresa.

Essas ações, conjuntas e contínuas, com campanhas institucionais e promocionais, respondem às necessidades de toda a rede, com o objetivo de proporcionar cada vez mais visibilidade à franquia.

Todo esse trabalho faz parte de um planejamento realizado pela rede de franquias. Esse levantamento alia ações locais, determina e mede a evolução de campanhas, analisa demanda de mercado, identifica público-alvo, estuda concorrentes e define ações para se posicionar e ser relevante no mercado nacional.

Pensar previamente em todas as questões e listá-las antes de ir a uma entrevista ou uma conversa com o responsável de marketing da rede é muito importante. Com toda a atenção voltada para este tema, possivelmente algumas dúvidas irão surgir: por onde começar? Quais perguntas fazer? O que olhar? Confira a seguir alguns pontos a avaliar.

A franquia é voltada para o marketing?

Antes de comparecer à entrevista marcada, é importante fazer uma avaliação prévia da empresa e levantar alguns pontos que não ficaram claros ou que desencadearam dúvidas, tanto quanto analisar os chamados pontos de contato da marca, como a loja física (se houver), embalagem dos produtos, site institucional, perfis de redes sociais, mídia e imprensa. Falar com os atuais franqueados também pode abrir horizontes e sanar dúvidas.

Planejamento de marketing estruturado

O plano de marketing consiste em um planejamento voltado a objetivos, estratégias, ações, orçamento e resultados para implantação efetiva de marketing da marca. Esse processo tem como finalidade converter os sonhos do empreendedor em realidade dentro do seu negócio. Por isso, é importante perguntar se na franquia de interesse já existe um plano de marketing estruturado, se ele é colocado em prática no dia a dia e para onde a marca está caminhando.

Reputação da marca

Como ela é vista? Conversar com colaboradores, fornecedores, franqueados e até consumidores ajudará a entender melhor como a marca construiu a sua imagem ao longo do tempo. Também é interessante fazer uma análise de sua presença online e off-line, verificando perfis em redes sociais, imprensa, canais de reclamação do consumidor, sites de avaliação, blog, site institucional etc.

Mídias sociais

Hoje em dia, ser relevante nas redes sociais é primordial para uma marca, pois elas criam um diálogo com o usuário final do serviço e/ou produto da franquia, além de gerarem leads, engajarem seus fãs e ajudarem a marca a se tornar cada vez mais conhecida dentro e fora do universo digital. Atentar-se à qualidade das publicações, quantidade de fãs, relevância e engajamento é um item importante, como também questionar se é permitido ter uma fanpage da loja.

Comunicação visual

A marca ganha muito com a estruturação de uma comunicação visual padronizada e coerente com seus valores e com seu público-alvo. Isso deve ser aplicado não só no âmbito digital, mas no físico também. Materiais do ponto de venda, projeto arquitetônico e design dos setores da loja, informações de fácil visualização e de forma clara e objetiva. Tudo isso gera interesse e estima pela marca e, consequentemente, aumento de conversão e vendas.

Apoio e suporte ao marketing

Normalmente, o marketing de uma franquia é estruturado e divido em marketing institucional e local. O institucional usa recursos do chamado Fundo de Propaganda, que é o valor que o franqueado contribui de acordo com o seu faturamento mensal.

Já o local é voltado para ações que gerem atração e vendas, e a verba sai exclusivamente do bolso do franqueado. Em cima de todo esse planejamento é importante saber se existem regras. E, em caso afirmativo, quais seriam elas? Essa estrutura de marketing da empresa é interna ou terceirizada? Avaliar o plano de marketing é entender quais são os direitos e deveres e aplicar, da melhor forma possível, ações eficientes no dia a dia.

Presença da marca na imprensa

Além de um bom gerenciamento nas mídias sociais, é importante também um bom trabalho de assessoria de imprensa. A marca possui esse tipo de assessoria? Qual o foco do trabalho? Qual tipo de apoio a marca disponibilizará para a inauguração da loja? Qual o prazo para customização de peças? Existirá um kit de inauguração, com peças publicitárias e trabalho da assessoria com imprensa local no dia do evento?

Quais as maiores responsabilidades em relação ao marketing?

Para ideias virarem ações, e ações virarem conversões, é preciso seguir certas regras e padronizações para colocar as campanhas em prática de forma assertiva. Reservar parte do faturamento para o marketing local e acompanhar o mercado, sempre buscando oportunidades para o marketing, é o caminho a ser trilhado. Sempre, claro, com o aval da franqueadora.

COMPARTILHAR