Por que o calendário de varejo é essencial para franqueados?

0
138

A todo momento, cada vez mais empresas precisam empregar estratégias de comunicação bem definidas para atrair consumidores. Olhar com atenção as datas comemorativas do varejo, nesse caso, pode ser fundamental para o sucesso. Não importa o setor: acompanhar as datas comemorativas traz elementos essenciais para compreender a cultura de compra do público e oportunidades para o desenvolvimento de ações pontuais.

Além das datas tradicionais, como o Dia das Mães e Natal, outras ganharam importância nos últimos anos, como a Black Friday e a sua extensão, a Cyber Monday. São ocasiões favoráveis ao consumo, com forte apelo de concentração de descontos, que representam uma interessante conjuntura para aumentar as vendas em redes de franquias. Como se preparar para as particularidades de cada data? Franqueados podem realizar um planejamento anual e mensal. Este mapa ajudará a visualizar, ao longo dos meses, os momentos mais adequados para incrementar as vendas e quais iscas atrairão novos clientes.

Como começar?

O primeiro passo para realizar esse plano é identificar as datas significativas ligadas diretamente à área de atuação da loja. O Dia Mundial da Saúde (07/04), por exemplo, pode ser uma data especial para atrair a atenção de redes de clínicas médicas, no caso corporativo, ou médicos, enfermeiros e outros profissionais da área, no caso de produtos ou serviços vendidos para o consumidor final. Já o Dia do Leitor (07/01) pode chamar a atenção de escolas e consumidores que gostam de livros para grandes promoções ou ações pontuais de divulgação.

Definidas as datas alvo, o segundo passo é se preparar – prevendo o volume de vendas e, com isso, o estoque. Deixar de vender por falta de produtos é frustrante – ou até catastrófico. Pessoas também é uma questão essencial. A equipe deve ser avaliada. Frente o fluxo de vendas estimado, será possível prever a necessidade de reforços em algumas datas e de capacitação da equipe para realizar o atendimento com o aumento de movimento.

Decorações, dependendo do setor e do perfil do público alvo, também podem ajudar. Para economizar, é possível escolher itens que possam ser reaproveitados em diferentes datas. Corações, por exemplo, servem para o Dia das Mães e para o Dia dos Namorados. Balões usados no Dia dos Pais podem ser reaproveitados no Dia das Crianças.

A importância da divulgação

Por fim, todos precisam saber da campanha. Promoções atraem a atenção de clientes, desde que se leve em consideração o perfil do público em cada data e, também, a oferta ou o incentivo mais adequado.  Lembrar os clientes da proximidade da data, seja por meios físicos de marketing e mídias diversas, incluindo as redes sociais, aumenta as chances de atrair a clientela.

Além disso, muitas franqueadoras podem oferecer ao franqueado apoio no desenvolvimento do material de divulgação, no treinamento das equipes e no dimensionamento dos estoques para que seja possível aproveitar ao máximo o movimento de consumo. Por isso, é também importante checar com a franqueadora que tipo de apoio pode ser disponibilizado para essas ações.

COMPARTILHAR