Como usar o Whatsapp a favor da sua franquia?

0
108

O Whatsapp é o serviço de mensagem instantânea mais conhecido e utilizado no mundo, e o seu uso vem crescendo também para relações empresariais, inclusive no mercado de franquias. Somente no Brasil, mais de 100 milhões de pessoas estão conectadas diariamente via Whatsapp, sendo que 42% destes usuários usam o aplicativo para entrar em contato com empresas, segundo pesquisa do Datafolha.

Apesar do amplo alcance da ferramenta, muitas marcas estão relutantes em optar por este meio de diálogo, propaganda, divulgação e vendas de produtos, por considerarem que seu uso pode ser invasivo e não respeitar a privacidade dos usuários. Apesar disso, existem diversas formas de utilizar o Whatsapp sem comprometer a imagem da sua empresa, melhorando a comunicação com o usuário e impulsionando as vendas.

Confira como você pode usar o Whatsapp a favor da sua franquia:

Conversa dinâmica e frequente

Já pensou em criar um grupo no Whatsapp para discussões relevantes com outros franqueados, diretores e consultores? A vantagem do aplicativo é que possibilita uma conversa direta, maior interação e resposta rápida.

Manter uma conversa frequente com outros franqueados do ramo e todos os envolvidos na operação do negócio, tirar dúvidas pertinentes a todos, dividir experiências, dar e receber dicas pode ajudar no dia a dia de trabalho.

Não se esqueça de usar a ferramenta apenas para conversas leves e objetivas. Não é recomendável tratar de tópicos mais sérios ou complexos via Whatsapp, pois para isso existem reuniões, e-mails e visitas pessoais.

Verifique a receptividade

 É inegável que a comunicação está em constante transformação. Aquele modelo mais formal já é visto como ultrapassado e, de certa forma, “lento”. Com a correria do dia a dia, a necessidade de estar conectado o tempo todo e resolver os assuntos de forma rápida, descomplicada e pela tela de um dispositivo é tudo o que o consumidor deseja.

Mesmo que impessoal, o Whatsapp tem essa função e pode ajudar a impulsionar as vendas do seu negócio. No entanto, ao optar por utilizar o aplicativo como meio de comunicação direta com o cliente, uma série de cuidados devem ser tomados.

Primeiramente, é importante analisar a receptividade que a comunicação via Whatsapp desperta em seu público. Uma dica é iniciar um diálogo via e-mail marketing, depois passar para redes sociais como Facebook, Twitter e Instagram para assim, ir para o dispositivo de mensagem instantânea.

Pergunte se o cliente gostaria de receber promoções via celular, resolver assuntos rápidos, fazer pedidos e fechar vendas ou que tipo de mensagem ele gostaria de receber. Defina e informe os horários de atendimento via Whatsapp e fique de olho nas mensagens e na resposta rápida sempre que possível.

Explore todos os recursos da ferramenta

 O Whatsapp permite uma comunicação interativa em diferentes mídias, como fotos, vídeos, textos, áudios e até documentos, como contratos e notas fiscais. Mensagens de áudio, por exemplo, ganham cada vez mais destaque e seu uso recorrente é comum entre os usuários, por representar um contato mais pessoal e rápido. Por isso, vale a pena pensar em utilizar esse tipo de mídia para seus clientes.

Compartilhar as novidades também é um ponto muito importante: informe lançamentos de produtos, promoções, horários de funcionamento diferenciados e tudo aquilo que julgar necessário informar.

A lista de transmissão também é um recurso muito útil, pois ele permite que você mande uma única mensagem para uma lista de contatos selecionada.

A última dica é usar e abusar da função recém disponibilizada conhecida como “status”, onde é permitido postar fotos e vídeos que ficam disponíveis para visualização por apenas 24 horas. Essa é uma ótima opção, pois, como ninguém recebe notificação, é uma maneira menos invasiva de comunicação para quem tem um negócio.

COMPARTILHAR