Datas comemorativas: hora de turbinar as receitas

0
371

As principais datas comemorativas do ano costumam ser aproveitadas por boa parte do varejo. Sejam empresas que vendem produtos específicos para presentes, sejam empresas de outros setores, mas que usam a criatividade para tomar suas fatias do bolo, todos se beneficiam. Há setores que têm essas datas como pontos importantes, como é o caso das franquias de lojas de chocolates e cosméticos, por exemplo, e compreender suas naturezas de negócios pode ajudar a inspirar estratégias para aproveitar, também, as sazonalidades.

No setor de fabricantes e lojas de chocolates, por exemplo, as datas comemorativas são as principais responsáveis pelo pico de vendas. Só a Páscoa representa cerca de 30% do faturamento anual das franquias desses setores. Na sequência, há ainda o Natal, o Dia dos Namorados e o Dia das Crianças. Segundo dados da consultoria Dunnhumby, especializada em ciências do consumidor, o brasileiro consome, anualmente, cerca de 16 barras de chocolate, o equivalente a 2,5 kg. No Sul, região com o maior consumo de chocolate, esse indicador é quase o dobro: o consumo chega a ser de 4,5 kg por ano.

Já no setor de cosméticos, as redes de franquias aguardam ansiosamente o Dia das Mães. A data representa um aumento de até 40% das vendas de seus produtos nessa época do ano em relação a datas normais. Opções como perfumes, sabonetes, hidratantes e itens de maquiagem, por serem considerados produtos “fáceis” de escolher e indispensáveis para o cotidiano das mulheres, sempre passam na cabeça dos filhos na hora de sair às compras para presentear suas mães.

Em certas datas comemorativas, as vendas de produtos de alguns setores de franquias ocorrem “por si só” e “sem muito esforço”, como no caso da Páscoa para franquias de chocolate e do Dia das Mães para o setor de cosméticos. Nessas épocas do ano, torna-se primordial, então traçar metas e planejar ações para acelerar ainda mais as vendas.

Datas comemorativas em tempos de crise

Mesmo em tempos mornos, a maioria dos consumidores não costuma deixar passar datas comemorativas em branco. Portanto, é muito importante pensar em meios de destacar uma loja das demais e também dos concorrentes. Lançamentos de produtos, kits promocionais e ofertas costumam ser grandes aliados nessa época e chamam bastante atenção do consumidor, que verá vantagem e se sentirá instigado para adquirir mais de um produto. Essa lógica vale para diversos setores, inclusive os que não vendem naturalmente.

Precaver-se e garantir a reposição rápida do estoque também é um dos principais fatores para não tornar a experiência do consumidor negativa. Não tem nada mais desanimador do que ir até uma loja, atrás de um produto específico, e não encontrá-lo. Portanto, planejar bem as ações sazonais, com bastante antecedência, além de usar a criatividade para criar pacotes e promoções, reforçar o atendimento para os momentos de picos e superar as expectativas são a melhor receita para vencer nas datas comemorativas.

COMPARTILHAR