O street marketing ainda faz sentido para uma franquia?

0
13

Em plena era digital, o tradicional street marketing – também conhecido como marketing porta a porta – pode parecer uma alternativa obsoleta para muitos novos empreendedores. No entanto, trata-se de uma estratégia amplamente difundida no ramo das franquias, e sua utilização representa um meio eficaz e barato para empresas de pequeno e médio porte promoverem seus serviços e produtos.

Fazer marketing de rua significa promover ações de vendas e promoções/serviços em lugares públicos. Esta prática é mais comum do que parece, e basta prestar atenção para perceber as ações de marketing de rua em inúmeros lugares. O segredo é justamente saber se diferenciar de forma criativa e relevante.

O marketing de rua vai além da conhecida panfletagem. Existem outras formas de chamar a atenção do público, como as ações voltadas para os consumidores que estão dirigindo seus carros. Placas, setas, bandeiras, blitz são alguns dos modelos adotados para impactar o público de forma sutil e pouco invasiva. Muitas vezes, essas ações incluem a distribuição de amostras e brindes.

Vantagens

Por ter um custo mais acessível, este tipo de ação é visto com bons olhos por aqueles que esperam atingir uma meta satisfatória de Retorno sobre o Investimento (ROI). Outras vantagens dizem respeito ao baixo investimento inicial, menor necessidade de propagandas caras, crescimento de distribuição e menor investimento em capital fixo.

Além disso, estas ações ajudam o empreendedor a entender melhor as preferências e hábitos de consumo do seu público-alvo, possibilitando uma aproximação do consumidor com a empresa.

Como chegar lá

Para que o street marketing seja eficaz, o primeiro passo é criar uma estratégia bem definida, identificar possíveis riscos e oportunidades, e estar preparado para enfrentá-los. Outro ponto fundamental é investir em treinamento e suporte a vendedores de rua e promoters. É importante que todos estejam prontos e seguros para abordar clientes com diferentes perfis, desde o mais receptivo até o mais hostil. Preparação e motivação, nesse caso, são a chave para o sucesso.

Estudar o mercado e estar sempre alerta para tendências, novidades e formatos são outros comportamentos que contribuem para a criação de ações ousadas e interessantes.

Vale ainda estar atento às datas comemorativas, momento em que existe um grande público procurando comércios, produtos, serviços e maneiras de presentear uma pessoa querida de forma simples, objetiva e acessível.

COMPARTILHAR