Por que o fundo de marketing é tão importante?

0
118

Os nomes podem variar: alguns conhecem como Fundo de Marketing, outros como Fundo de Propaganda, e alguns ainda usam a denominação Fundo Nacional de Propaganda (FNP). Em todo caso, trata-se de uma das principais vantagens competitivas das redes de franquias – e um dos temas mais presentes nas dúvidas de diversos franqueados. O fundo de propagandas está previsto na Lei de Franchising (8.955/94) e não pode ser definido como faturamento do franqueador, pois é um fundo para promoção institucional ou da marca.

Em uma explicação mais clara: o investimento feito pelos franqueados no FNP com o intuito de promover a rede franqueada tem como objetivo a manutenção e exposição da marca a seus consumidores por meio de campanhas com abrangência nacional ou, no mínimo, abrangendo todas as áreas atendidas pela rede, de forma a gerar benefícios a todos os participantes do fundo.

O franqueador estabelece a forma de apuração do FNP, assim como a partir de quantas unidades de franquias ativas será iniciado o fundo. “Os franqueados passam a depositar esses valores em uma conta corrente definida única e exclusivamente para esse fim”, detalha Dino Sany, diretor administrativo e financeiro da SMZTO. “O fundo é gerido pelo franqueador e também pode ter a gestão compartilhada com uma comissão de franqueados”.

A gestão compartilhada do fundo com uma comissão de franqueados tem como intuito manter a decisão também compartilhada em relação à estratégia de marketing a ser definida para benefício da rede. Além disso, há a objetivo de promover a fiscalização da utilização dos recursos, pois a franqueadora deve apresentar relatórios periódicos da utilização do capital aos franqueados.

“A representação dos franqueados nas decisões de investimentos do FNP e a prestação de contas periódicas, com a participação da comissão ou comitê de marketing representando os franqueados, motiva a rede a investir no fundo de marketing”, afirma Dino Sany.  Como o investimento do FNP é de grande e média abrangência, o franqueado deve fazer investimentos regionais de marketing para promover a franquia em sua região. “Esse investimento regional pode ser feito de forma individual ou através de fundos regionais de marketing”, diz Dino Sany.

COMPARTILHAR