3 vantagens de abrir uma franquia em cidades do interior

0
2

O interior dos estados brasileiros está cada vez mais no foco das franquias, por abrigar municípios com grande potencial de expansão e servir como alternativa para ampliar a rede fora das grandes cidades, já saturadas pelo alto volume de produtos e serviços. Para quem tem interesse em investir ou expandir sua área de atuação por meio do modelo de franquia e está no processo de escolha do ponto comercial, as cidades do interior se mostram bastante promissoras.

Em São Paulo, os municípios pertencentes às microrregiões de Campinas, Sorocaba, Ribeirão Preto, São José dos Campos, Araraquara e Araçatuba estão no radar das principais marcas. Já em Minas Gerais, é possível citar Uberlândia, Juiz de Fora, Poços de Caldas, Sete Lagoas e Uberaba como territórios que merecem maior atenção dos franqueados no momento de definição do ponto comercial.

Redes como Espaçolaser, OdontoCompany e PartMed têm seus planos de crescimento focados no potencial interiorano. E o interesse na expansão para o interior dos estados vai muito além do eixo Minas – São Paulo. De acordo com dados da ABF (Associação Brasileira de Franchising), dos 5.570 municípios brasileiros, 2.321 contam com a presença de franquias. Ou seja, mais da metade da capacidade do país ainda possui potencial a ser explorado.

As vantagens em abrir uma unidade de franquia no interior são diversas, mas algumas merecem destaque:

1. Custo inicial reduzido

Um dos principais diferenciais para quem escolhe abrir o próprio negócio em uma cidade pequena são as despesas. Nestas regiões o valor do aluguel geralmente é menor, assim como os gastos com impostos e materiais para colocar a unidade em funcionamento. Este é um grande atrativo para quem busca uma franquia mais barata.

2. Mercado consumidor

De acordo com um estudo realizado pelo Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), o consumo fora das capitais e regiões metropolitanas equivale a 38% do total do consumo no país. É um ambiente promissor para pequenos negócios, principalmente aqueles com preço final mais acessível. Afinal, existe uma demanda reprimida e os moradores destas cidades costumam deslocar-se para poder consumir em grandes regiões.

3. Mais possibilidades de marcas

Apenas 25% das franquias associadas à ABF estão presentes nas cidades do interior do país, segundo dados da instituição. Esta realidade oferece ao potencial franqueado a chance de iniciar o seu negócio com franquias de marcas conceituadas no mercado e reconhecidas pelo consumidor, em um território ainda pouco explorado.

Vale ressaltar que, ao escolher o modelo de franquia, é importante conhecer bem a marca antes de investir, e analisar o plano de negócios com atenção. Este material serve para compreender, inclusive, se a marca tem potencial na cidade em que planeja se instalar e se a franqueadora está preparada para oferecer o suporte necessário.

Ficou interessado em investir no interior? Leia também o post sobre os cuidados para ter uma franquia em outra cidade e descubra que também é possível ser franqueado mesmo morando distante do ponto comercial escolhido.

COMPARTILHAR