Mercado externo é oportunidade para franquias brasileiras

0
28

Quando uma empresa obtém bons resultados e a expansão dentro do modelo de franquia já explorou ao máximo o mercado interno, pode ser o momento de estudar outros países potenciais e internacionalizar a marca. Esta opção é a realidade de 138 franquias que, em 2016, totalizaram as redes brasileiras com atuação no exterior, sendo que no ano de 2000, apenas 15 marcas haviam conseguido quebrar fronteiras, segundo dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF).

Esta é uma decisão que deve ser tomada após muito planejamento financeiro, além de exigir profundo conhecimento sobre o potencial do país de destino da nova unidade. Caso haja alguma afinidade da empresa com outros países, isso pode ser explorado.

Foi o que aconteceu com o Instituto Embelleze, que escolheu o Equador para colocar em prática a sua expansão internacional, no início deste ano. Os produtos da marca já eram vendidos no país e conhecidos pelo público, e isso facilitou o reconhecimento da marca quando a unidade foi aberta. Depois desta primeira experiência, a marca partiu para outros países, como Estados Unidos e República Dominicana.

Benefícios da internacionalização

De acordo com estudo realizado pela ABF em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), entre os benefícios da internacionalização da franquia estão o aumento da escala de produção, a utilização da capacidade ociosa da empresa, o desenvolvimento de produtos mais competitivos, a maior segurança contra as oscilações dos níveis da demanda interna, além do aumento da lucratividade.

Para iniciar o processo de expansão da marca para outros países, é importante que a empresa e os seus franqueados estejam atentos aos seguintes fatores:

. Tamanho do mercado no país de destino;

. Taxas cambiais favoráveis para a expansão;

. Desenvolvimento de fornecedores locais ou estabelecimento de processo de exportação;

. Oportunidades de nichos não atingidos nos mercados de destino;

. Definição de metas claras a serem alcançadas;

. Domínio do idioma;

. Aspectos legais do país.

COMPARTILHAR